sábado, 19 de fevereiro de 2011

maus tratos a animais é broibido

Touradas
A tourada é uma prática antiga. Há afrescos de touradas no Palácio de Cnossos, em Crte, na Grécia, que datam de, possivelmente, entre 2700 a.C. e 1450 a.C. Sobrevive nos países Ibéricos (Espanha e Portugal) e em alguns lugares da França e do México até hoje.

Consiste em torturar touros e cavalos (que são usados para investir contra os touros), ao perfurá-los com instrumentos que parecem arpões, chamados aguilhões, para que os animais sangrem até a morte. É extremamente violenta e por isso, a maioria das sociedades que ainda praticam touradas são contra a atividade.

Na arena, onde a angústia e o medo são crescentes, junta-se o sofrimento físico por ser conduzidos com aguilhões e à paulada. Entre outros métodos de preparação para o confronto entre o toureiro e o animal, serram-se os chifres dos bois a sangue frio.

Depois da tourada, cada animal regressa aos curros, horrivelmente ferido, com um sofrimento agonizante, onde, uma vez mais a sangue frio, sua carne e os tecidos musculares são cortados para arrancar os ferros com os seus arpões, cravados durante a tourada. Todos os procedimentos realizados sem nenhum tipo de anestesia.

Só em Portugal, estima-se que cerca de 5 mil touros e 300 cavalos sofram com estas práticas anualmente. Existe naquele país um movimento chamado “Cidades Anti-Touradas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário