sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

a melhor raça de cão para estimacão

O primeiro passo é visitar uma exposição, onde você terá a oportunidade de conhecer varias raças. Depois de ter gostado de determinada raça é preciso conhecer um ou mais criadores especializados. Além de você ter a chance de conhecer os pais do futuro filhote, também pode sanar todas as suas dúvidas quanto a raça: tamanho, cuidados, manejo, temperamento etc. Se você não conhecer nenhum canil, o Kennel Club poderá fornecer os endereços.
O principal problema na compra de um filhote é a idoneidade do criador. As vezes, compramos um cão achando que ficará pequeno e, quando cresce, fica maior do que esperávamos. Quando ganhamos um cão Sem Raça Definida, na verdade, estamos ganhando uma incógnita (?). Não temos como saber de que tamanho ficará ou muito menos como será seu temperamento, porém, os cães SRD também são adoráveis cães de companhia.
Quando for escolher um cão, além da simpatia que você tem pela raça, é muito importante que você leve em consideração o local em que vive e o seu orçamento familiar. Um cão grande não se adapta em um apartamento pequeno e, um salário pequeno, não sustenta um cão grande. Além disso você deve se perguntar se está disposto a fornecer ao novo membro da família alimentação, saúde e higiene adequadas e, principalmente, muito amor e carinho.
Se você tomar uma decisão coerente e sensata, você será recompensado com um companheiro fiel, devotado e um amigo que não pode ser comparado a nenhum outro. 
Como escolher o filhote.
Você pode, antes de escolher o filhote, checar alguns pontos: Verifique se o pêlo está livre de pulgas e carrapatos e se não está opaco; os olhos devem ter brilho e estar limpos e livres de secreção; as orelhas devem estar limpas; a coluna vertebral não deve ser proeminente; a área anal deve estar limpa e livre de vestígios de diarréia; a barriga não deve ser volumosa, isso é indicação de verme; verificar, quando o padrão da raça exigir, se a amputação do *ergot e da cauda já foi realizado e, principalmente, se está livre de ferimentos e bem cicatrizado. Lembre-se de que um filhote saudável é esperto e brincalhão. 
*ESPORÃO ou ERGOT - O esporão, ou dedo rudimentar, córneo como uma unha, é o último para o lado de dentro de cada pata. Não tem utilidade para a grande maioria dos cães domésticos, por isso é muitas vezes removido em tenra idade. Pode ser, no entanto, essencial para categorias como o puffin dog pois facilita a mobilidade em terreno acidentado.
O preço de um filhote varia de acordo com o seu pedigree ("certidão de nascimento" e garantia de que um cão de raça pura) e com a menor ou maior raridade da raça. Em geral, quando os filhotes são colocados à venda, já estão desmamados, desmirfugados e com a primeira dose da vacina tomada. O ideal, após a compra é levar o cãozinho a um médico veterinário para que seja examinado e certificar-se de que é realmente saudável.
Se você quiser saber sobre algumas raças, além de encontrar na nossa pagina - Raças de Cães ou Cães que freqüentam Pet Shop - você também encontrará muita informação em nossa página de links de outros sites - Links de Cães
Veja a seguir a relação de algumas raças agrupadas por porte físico: 
Cães de Pequeno Porte

Nenhum comentário:

Postar um comentário