segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Urso Polar

Características

urso é mamífero e se caracteriza por ter um corpo pesado, a cauda curta e as orelhas pequenas e arredondadas. Os ursos são plantígrados (o calcanhar e a planta tocam no solo ao caminhar, como nos seres humanos), e os pés posteriores têm cinco dedos. Tem caráter solitário e os laços familiares só existem entre a fêmea e suas crias.
urso polar é o maior carnívoro terrestre do mundo. Habita o gelo ártico e as baías de Hudson e de James, no Canadá, assim como a costa leste da Groelândia. Tem um corpo mais longo e delgado que o restante dos ursos, devido a seus hábitos aquáticos. São excelentes nadadores, capazes de nadar até 80 km sem descanso.
Se alimentam de frutos, plantas, moluscos e algas marinhas, porém suas presas favoritas são as focas. São animais muito robustos: o peso médio das fêmeas é de 250 kg e os machos pesam em torno de 350 kg. É uma animal ameaçado de extinção e pode viver em média de 20 a 25 anos.

Pêlos

Possuem o pêlo branco como a neve, confundindo-se assim com o ambiente ao seu redor.
Urso polar.
O urso polar (ou urso branco) tem o corpo revestido por uma compacta camada de pêlos brancos e grossos e uma espessa superfície adiposa, que mantêm sua temperatura normal mesmo enquanto nada nas águas geladas dos mares do Norte.

Pré-história

Havia um urso originário da América do Norte; é o Agriotherium (animal selvagem) que hoje é extinto, assim como o Ursus spelaeus, que era um urso das cavernas, e foi o maior mamífero carnívoro conhecido. Competia com o homem paleolítico pela posse das cavernas, e muitas vezes saía ganhando.
Urso polar ou urso branco.

Classificação científica

  • Família - Ursídeos
  • Ordem - Carnívoros
  • Espécie - Ursus maritimus (Thalarctos maritimus, para alguns autores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário